Independentemente das opiniões gerais sobre The Last of Us Parte 2, parece que The Last of Us Parte 3 é o próximo na lista de prioridades da Naughty Dog, de acordo com o insider ViewerAnon nas redes sociais. No entanto, tal informação não chega a ser surpresa para ninguém já que, tanto em 2021 quanto no documentário Grounded II, o co-criador da franquia, Neil Druckmann, revelou que já tem um esboço do roteiro para uma sequência.

Pôster de divulgação de The Last of Us Part II (Fonte: Sony)

De qualquer maneira, muitas pessoas se questionaram sobre a necessidade de The Last of Us Parte 3. Na época de lançamento do segundo jogo, por exemplo, influencers e jornalistas de games já defendiam que o segundo título era um ótimo fechamento de ciclo, independente da opinião dos fãs, e que os jogos poderiam seguir novas histórias, caso houvesse uma sequência.

Por outro lado, há aqueles que defendem a existência de um novo título seguindo e, por consequência, concluindo a história de Ellie e Abby. No entanto, se levarmos em consideração os finais de ambos os jogos, a conclusão de um terceiro jogo também deve ser dúbia e melancólica, o que deixaria muitos fãs insatisfeitos (mais uma vez).

Questionamentos sobre The Last of Us 3

Sejamos honestos, The Last of Us Parte 3 é necessário por uma questão de mercado. Devido ao sucesso comercial e de crítica do primeiro jogo em 2013, era óbvio que uma sequência seria encomendada pela Sony, mesmo que alguns dissessem que não teríamos uma.

Então, sete anos depois, tivemos a tão aguardada sequência de The Last of Us, que também foi um grande sucesso de vendas e crítica, além de se tornar o jogo mais premiado até hoje. Entretanto, a história da Parte 2 foi mal recebida por uma parcela de fãs, que chegaram até a ameaçar atores e desenvolvedores.

Pôster de divulgação de The Last of Us (Fonte: Sony)

De qualquer forma, o público está sedento por um terceiro game, porque este, talvez, traria a conclusão da história de Ellie. Mas o que seria esta “conclusão”? A personagem conseguiu aceitar a morte de Joel depois de uma longa jornada autodestrutiva.

Seria ela usada, mais uma vez, como a cura da humanidade? Mesmo que existam outros cirurgiões na Ilha Catalina, local para onde Abby foi ao final do game, é provável que a pauta de “restaurar a sociedade” tenha sido deixada de lado.

Claro, de acordo com a própria Ellie, ela não conseguiria perdoar o Joel por ter tirado a escolha dela, mas estava pronta para tentar. A partir dessa conversa, presume-se que Ellie não tenha mais como objetivo principal de vida salvar a humanidade, então o que seria feito em seguida?

De acordo com Druckmann, a Parte 2 terminaria com Ellie retornando para Jackson para tentar se reconciliar com Dina. Será que “reconciliação” seria o tema de The Last of Us Parte 3? Teríamos que ver como isso seria abordado.

E quanto à Abby? Vemos a personagem finalmente aceitando a morte de seu pai e encontrando um novo propósito na vida e, com isso, ela parte com Lev para procurar os Vaga-Lumes remanescentes. Antes de achá-los, no entanto, ela é capturada e feita de escrava pelo grupo chamado Cascavéis por meses, mas é liberta por Ellie. Depois da agoniante batalha final, Abby e Lev finalmente partem.

Imagem de divulgação de The Last of Us Part II (Fonte: Sony)

Depois disso, o que vai ser da personagem? O que é preciso mostrar da nova jornada de Abby e Lev? A dupla já sofreu demais no segundo jogo e, com certeza, não precisa sofrer mais em um possível terceiro jogo. Mesmo que Laura Bailey tenha afirmado que gostaria de retornar à personagem, não parece haver motivo para isso.

A necessidade de The Last of Us Parte 3

Mais uma vez, uma terceira parte seria válida de um ponto de vista de mercado. Já que os dois primeiros jogos foram um sucesso de vendas, fazer um terceiro garantiria um bom retorno financeiro para a Naughty Dog e Sony. Já em termos de narrativa, não parece haver tanta necessidade assim.

É claro que muitos fãs, inclusive eu, não acreditavam que The Last of Us Parte 2 fosse necessário. Porém, ganhamos uma sequência forte, impactante e totalmente coerente, o que renovou o meu amor por The Last of Us. E não há dúvida que o estúdio tem capacidade de fazer uma outra história tão emocionante quanto de seus antecessores, mas fica a dúvida sobre que história contariam.

Cena de The Last of Us Part II (Fonte: Sony)

O fato é que a jornada de ambas as protagonistas de Part II parece estar concluída. E, tomando como base a afirmação de Druckmann sobre o esboço do roteiro, contar os eventos seguintes ao final do segundo jogo parece desnecessário. Seria uma história de reconciliação entre Ellie e Dina junto à jornada de Abby e Lev encontrando seu lugar na comunidade dos Vaga-Lumes?

Não me leve a mal, a ideia não é ruim, mas não acredito que esta seja uma boa história para se contar em forma de videogame. O que justificaria embates com novos grupos e infectados? Qual seria o nível de agência que os jogadores teriam? Portanto, acredito que The Last of Us Parte 3 seja desnecessário, pois a Parte 2 fez um ótimo trabalho em concluir as histórias de Ellie e Abby, mesmo que não nos dê um “final feliz”.

Novo capítulo, novas histórias

The Last of Us é, principalmente, sobre Joel e Ellie, mas também abre espaço para contar a história de Abby e Lev. Mas como nenhuma realidade é regida por apenas um personagem, há oportunidades para novas narrativas dentro desse universo tão sombrio, seja para contar uma nova história sobre Tommy e Maria ou de um novo grupo de personagens.

Se olharmos para o “primo mais velho” de The Last of Us que é Uncharted, vemos que Nathan Drake é um personagem fundamental naquele universo narrativo, mas outros personagens (como Chloe e Nadine) podem muito bem tomar a frente quando Nate está fora de ação. E acredito que essa possa ser uma saída para The Last of Us.

Apesar de assustador e deprimente, o mundo pós-apocalíptico da Naughty Dog é muito interessante para se explorar. Trazer novos protagonistas e novas histórias seriam alternativas bem-vindas para a franquia. Claro que seria bacana cruzar o caminho com Ellie e Abby mais uma vez para saber o que aconteceu, mas está na hora de seguirmos em frente.

E aí, qual a sua opinião?

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre o possível The Last of Us Parte 3 e sua necessidade. Não esqueça de compartilhar conosco suas opiniões sobre o assunto e de nos sugerir outras temáticas nos campo de comentários. Não só isso, mas também compartilhe a página do POP nas Ideia com os amigos!

Deixe um comentário

Tendência