Assim como as adaptações de HQs, os “filmes de joguinhos” são a nova febre de Hollywood. Por muito tempo, as adaptações de videogames para o cinema estavam fadadas ao fracasso desde o momento de sua concepção e eram marcadas pela péssima qualidade de produção.
Hoje, o cenário já é um pouco diferente, com filmes como Super Mario Bros. e a franquia Sonic tendo sido bem recebidos pela crítica e pelos fãs, assim como as séries Fallout e Arcane na TV/streaming. É claro que nem todas as tentativas de adaptação são acertos, como, por exemplo, o fracasso de Borderlands e Uncharted nos cinemas.

Apesar de erros e acertos, hoje em dia é bem comum o público se perguntar quais jogos poderiam virar filmes ou séries de TV por conta de suas narrativas marcantes e envolventes. E, ao que parece, os produtores e diretores de Hollywood estão bem cientes desses desejos por adaptações de videogames no cinema e TV.
Critérios para adaptações de videogames no cinema e TV
É fato que adaptações de jogos existem há anos, todas com seus níveis variados de sucesso, mas o objetivo desse texto não é chorar pelos filmes que poderíamos ter tido, mas sim pensar em histórias que um dia poderemos ter nos cinemas ou na televisão.
Vale destacar que não serão mencionadas produções que já estejam em andamento, como é o caso de The Legend of Zelda ou Ghost of Tsushima. Sendo assim, vamos lá para nossa lista!
Red Dead Redemption 2
Antes de mais nada, é preciso dizer que ambos os títulos de velho oeste da Rockstar são excelentes e emocionantes de uma maneira única. No entanto, o segundo jogo recebeu – e continua recebendo – muito carinho do público gamer e, sendo assim, essa seria a escolha perfeita para transformar em série. Também é bom lembrar que RDR2 se passa antes do primeiro jogo, então mais um motivo para ser adaptado antes.

Mas a principal razão de trazer Red Dead Redemption 2 para o live-action seria Arthur Morgan. O protagonista do jogo conquistou a todos com seu jeito durão, mas bondoso; bruto, mas com grande coração. Arthur Morgan é o personagem perfeito para mostrar que, apesar dos erros cometidos, ainda pode existir bondade em cada um de nós.
O streaming ou estúdio que conseguir convencer a Rockstar que essa adaptação é viável terá muito respeito do público geral e muita responsabilidade para com os fãs do jogo.
Call of Duty: Modern Warfare 2
Quantos filmes já vimos onde o exército americano é o salvador da pátria e do mundo? Com uma adaptação de Call of Duty: Modern Warfare 2 – tanto a versão de 2009 quanto a de 2022 – poderíamos ver que nem tudo que o exército dos EUA faz é realmente heroico.

Primeiramente, a equipe protagonista recebe a missão de caçar e derrotar um ultranacionalista e, posteriormente, defender os Estados Unidos. Ações bem patriotas, não acha? No entanto, os protagonistas percebem com o passar do tempo que suas missões vão tomando um rumo bastante duvidoso.
Com certeza seria bastante ousado adaptar esse game para os cinemas, pois apresentaria uma história forte e cheia de questionamentos para o público. Quem sabe um dia não vemos uma adaptação de Modern Warfare 2 para os cinemas?
The Evil Within 1 e 2
Tudo bem, pode parecer errado colocar dois jogos em uma única adaptação, mas explorar as camadas dos traumas em uma narrativa épica de terror seria muito atraente. No universo de The Evil Within, acompanhamos o policial Sebastian Castellanos, um homem amargo e grosseiro, designado para um caso um tanto quanto peculiar em um hospital psiquiátrico.

Sem dar muitos spoiler sobre a trama, Sebastian descobre que o hospital realiza experiências perturbadoras em seus pacientes com o intuito de explorar os traumas de cada um, e a fonte de tudo isso contém verdades desconcertantes e muito pessoais para o protagonista.
The Outer Wilds
Pode até parecer um pouco questionável a presença deste game na lista já que não há uma grande história, mas o conceito apresentado nele é realmente intrigante. A premissa do jogo é que o protagonista é um astronauta preso em um sistema solar que morrerá em 22 minutos. O plot twist? O astronauta está preso em um loop temporal.

Com isso, o protagonista deve pensar em formas de sobreviver nesse loop de 22 minutos e, de alguma forma, quebrar o ciclo. Já vimos vários filmes de loops temporais, mas a sobrevivência de um astronauta solitário em um sistema solar prestes a morrer pode ser um atrativo interessante para os amantes de cinema.
Spec Ops: The Line
Devo admitir que Spec Ops: The Line é o meu favorito dentre todos esses. Assim como em Call of Duty: Modern Warfare 2, Spec Ops: The Line também traz questionamentos sobre as ações do exército dos EUA, mas também retrata com maestria que a guerra não preto no branco, nem bem contra o mal.
Ao longo da história, é possível ver como a guerra prejudica a todos os envolvidos, especialmente aqueles que se encontram no meio do fogo cruzado. Quanto mais o conflito cresce, mais as ações em prol
da vitória passam a ser contraditórias. No jogo, o próprio jogador passa a se questionar sobre as ações que toma, ou até mesmo se deveria continuar jogando.

Se algum dia Hollywood decidir fazer uma adaptação de Spec Ops: The Line para o cinema ou para o streaming, ela terá que ser muito bem trabalhada e terá a obrigação de traduzir com excelência para o audiovisual as terríveis verdades sobre a guerra.
Dead Space
Para aqueles que não sabem, Dead Space já ganhou dois filmes em formato de animação no passado, mas apresentaram os eventos que se deram antes e depois do primeiro jogo da franquia. Ou seja, o primeiro jogo ainda poderia virar filme.
Veja também:
- Prévia da 2ª temporada de The Last of Us traz referências e novidades
- As 5 melhores animações da Pixar com grandes lições de vida
Desde 2022 há rumores de que um longa-metragem de Dead Space iria entrar em produção, mas nenhuma informação concreta foi divulgada até hoje. Inclusive, o lendário diretor John Carpenter, de Halloween, havia revelado ser um grande fã do jogo e estaria interessado em dirigir uma possível adaptação.

Independentemente de qual diretor assuma o projeto, caso um dia entre em produção, este deverá recriar a ambientação mórbida e desolada da nave Ishimura e aterrorizar os espectadores até mesmo em momentos de silêncio total.
Outlast
Esse aqui não é para os fracos de coração. O primeiro Outlast e sua expansão contam a história de dois personagens – um jornalista investigativo e um programador – que se encontram presos em um hospital psiquiátrico.

É claro que para sair do hospital, os protagonistas devem fugir dos pacientes mais horrendos e sanguinários. Em um longa-metragem, especialmente se fosse no estilo “found footage“, os amantes de terror teriam um prato cheio de encontros sinistros e uma ambientação claustrofóbica.
A Plague Tale: Innocence
Quem não nunca ouviu a famosa frase “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”? Bom, agora imagine que esses “poderes” sejam uma maldição que o tornasse alvo de perseguição na época da Peste Negra.

Esse é basicamente o cenário desfavorável em que se encontra a protagonista Amicia, onde ela deve buscar uma cura para a condição de seu irmão Hugo enquanto foge da Inquisição, a qual quer usar o menino para o bem próprio.
E aí, gostou?
O que achou da lista de possíveis adaptações de jogos para o audiovisual? Comentem abaixo que títulos gostaria de ver nos cinemas ou na televisão.






Deixe um comentário